A Pastoral Vocacional teve início na Paróquia Nossa Senhora da Glória no ano de 2006. Ao longo deste tempo, trabalha buscando o seguimento do DESPERTAR, DISCERNIR, CULTIVAR e ACOMPANHAR toda a vocação humana. Não obrigamos ninguém a nada, porque não somos donos de nenhuma vocação. "Deus chama livremente quem, como e quando Ele quer." Que possamos através deste blog ajudar vc a descobrir e a discernir a sua vocação, seja ela matrimonial, religiosa, sacerdotal ou leiga.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SETEMBRO É O MÊS DA BÍBLIA!


No Brasil, a Igreja dedica o último domingo do mês de setembro ao Dia da Bíblia. A Bíblia para nós cristãos é a Palavra de Deus contida nos livros sagrados, escritos sob a inspiração do Espírito Santo. A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação a nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Bíblia. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o Povo de Deus. Toda leitura da Sagrada Escritura deve levar-nos ao encontro pessoal com Jesus Cristo, a amá-lo, imitá-lo e testemunhá-lo em nossa vida.

“Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DA 247).
Ao celebrar o Dia da Bíblia no último domingo de setembro, a Igreja nos convida todos nós a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la, cada vez mais, e a fazer dela, cada dia, uma leitura meditada e rezada.

O mundo de hoje é marcado pelo individualismo e pelo relativismo ético, por incertezas e divergências diante de tantas opiniões sobre temas fundamentais, como a vida, a verdade, a família... É necessário deixar-se guiar pela Palavra de Deus interpretada pelo Magistério da Igreja, pois é na leitura assídua da Escritura, como afirma São Paulo, na segunda carta a Timóteo, que o homem de Deus alimenta sua fé, seu zelo missionário e seu reto agir.

“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra” (2 Tm 3,16-17), ou como afirma o salmista “a lâmpada para os meus passos é tua palavra e luz para o meu caminho” (Sl 119,105).

Setembro é no hemisfério sul o mês da primavera, estação na qual a natureza recobra vida nova, dinamismo novo. Tudo parece rejuvenescer neste tempo. E o Papa Bento XVI diz que o rejuvenescimento da Igreja deve partir da redescoberta da Palavra de Deus e que este rejuvenescimento deve ser como uma “nova primavera” , portadora de redobrado dinamismo para a missão evangelizadora e a promoção humana.
 

Nenhum comentário: