A Pastoral Vocacional teve início na Paróquia Nossa Senhora da Glória no ano de 2006. Ao longo deste tempo, trabalha buscando o seguimento do DESPERTAR, DISCERNIR, CULTIVAR e ACOMPANHAR toda a vocação humana. Não obrigamos ninguém a nada, porque não somos donos de nenhuma vocação. "Deus chama livremente quem, como e quando Ele quer." Que possamos através deste blog ajudar vc a descobrir e a discernir a sua vocação, seja ela matrimonial, religiosa, sacerdotal ou leiga.


sexta-feira, 17 de julho de 2009

Pastoral Vocacional - Estrutura e Funcionamento

Saiba como montar uma Pastoral Vocacional em sua paróquia.

- Por que a necessidade de se ter uma equipe vocacional dentro da paróquia?
Diante da importância que é a vocação na vida de cada um de nós, é preciso que a paróquia tenha uma equipe que trabalhe essa dimensão vocacional dentro da comunidade. É a equipe responsável em suscitar, em ajudar a pessoa a discernir a sua vocação, apoiar e alimentar as vocações da comunidade. A Pastoral Vocacional é a equipe que continuará a missão evangelizadora de Jesus, que chama aqueles que o Pai escolhe e que o Espírito envia para participar da construção do Reino de Deus.
- Qual é o primeiro passo para iniciar uma equipe vocacional?
A partir do momento que temos a consciência da responsabilidade vocacional de toda a comunidade, já demos o primeiro passo. É importante ter essa consciência de responsabilidade vocacional porque você não está trabalhando somente a sua vocação, mas a vocação de outros.
- Uma vez montada a equipe, o que precisamos saber para organizá-la?
Cada membro da equipe precisa saber com clareza quatro pontos básicos para uma boa organização da PV:
1) Os objetivos do trabalho a desenvolver na PV;
2) As funções de cada membro da equipe;
3) O modo como a equipe e os seus membros vão trabalhar;
4) Os campos de ação da PV.
- Qual é o objetivo da PV?
Despertar para a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais indicadores do chamado de Deus; cultivar os germes da vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre. Nós, como agentes da PV não devemos jamais obrigar ninguém a nada, porque não somos os donos de nenhuma vocação, "Deus chama livremente quem, como e quando Ele quer".
- Quais as áreas de atuação da PV?
Basicamente, a PV atua em quatro áreas de ação: oração, formação, "chamado direto" e colaboração financeira.
  • Oração: a equipe deve levar a comunidade a rezar e a escutar a Palavra de Deus, promovendo momentos de oração, celebrações, reflexões, animar o mês vocacional e preparar outras atividades que ajudem os fiéis a descobrir a vocação à qual Deus os está chamando.
  • Formação: formar a comunidade quanto à responsabilidade de todos na dimensão vocacional e tanto a comunidade quanto os agentes da PV devem buscar um crescimento contínuo no conhecimento bíblico proporcionando um trabalho mais sólido, convincente e esclarecido.
  • "Chamado direto": não vamos esperar que alguém se apresente, vamos chamar e chamar sem medo, fazendo assim, memória da ação de Jesus quando chamou pessoalmente seus apóstolos. Mas a quem chamar? A todos, principalmente aqueles que mostrarem sinais de vocação: prontidão em servir, engajamento pastoral, espírito de equipe, facilidade em partilhar, amor à Eucaristia, gosto pelas coisas de Deus.
  • Colaboração financeira: as atividades financeiras visam sustentar a PV, a formação dos futuros Padres, Irmãs e a manutenção dos Seminários e Casas de Formação. Os recursos para isso devem vir, primeiramente, pela contribuição espontânea dos cristãos, mas também de atividades que muito dependem da criatividade como: carnês, chás, momentos esportivos, almoços, bingos, etc.

- Quem pode participar da PV?

Todos podem participar da PV: padres, religiosas (os), pessoas consagradas e leigas (casais, adultos e principalmente os jovens, pois é na juventude o tempo precioso para discernir o chamado de Deus).

Fonte: Revista o Cooperador Paulino

Dúvidas??? Entre em contato conosco: pv_nsgloria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: