A Pastoral Vocacional teve início na Paróquia Nossa Senhora da Glória no ano de 2006. Ao longo deste tempo, trabalha buscando o seguimento do DESPERTAR, DISCERNIR, CULTIVAR e ACOMPANHAR toda a vocação humana. Não obrigamos ninguém a nada, porque não somos donos de nenhuma vocação. "Deus chama livremente quem, como e quando Ele quer." Que possamos através deste blog ajudar vc a descobrir e a discernir a sua vocação, seja ela matrimonial, religiosa, sacerdotal ou leiga.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

04 AGOSTO DIA DO PADRE

O dia do padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o Papa Pio XI, o proclamou “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.
Padroeiro é o representante de uma categoria de pessoas, cuja vida e santidade comprovadas estimulam a uma vida de fé em comunhão com a vontade de Deus. Tendo em vista essa explicação, entende-se porque a Igreja o escolheu como exemplo a ser seguido pelos sacerdotes, na condução de seus rebanhos.
Este santo homem nasceu na França, no ano de 1786, e depois de passar por muitas dificuldades por causa das poucas habilidades, foi ordenado sacerdote. Mas o bispo que o ordenou acreditou que o seu ministério não seria o do confessionário, entendendo que sua capacidade intelectual era muito limitada para dar conselhos.
Foi enviado para a pequenina Ars, no interior da França, como auxiliar do padre Balley, o mesmo que vislumbrou, por santa inspiração, seu dom de vocação, e confiando nele o preparou para o sacerdócio. E esse pároco, outra vez inspirado, acreditou que seu dom era justamente o do conselho e o colocou servindo no confessionário.
Assim, padre João Maria Vianney, homem justo, bom, extremado penitente e caridoso, converteu e uniu toda Ars. Amado e respeitado por todos os fiéis e pelo clero da Igreja, sua fama de conselheiro correu por todo o mudo cristão. Assim, ele se tornou um dos mais famosos confessores da história da Igreja. Conhecido também o Cura d´Ars, mais tarde, foi o pároco da cidade onde morreu em 1858, sendo canonizado em 1925.

OS ESCOLHIDOS
Sem dúvida, São João Maria Vianney é o melhor exemplo das palavras profetizadas pelo apóstolo Paulo: “Deus escolheu os insignificantes para confundir os grandes”. Ser padre é isso, exatamente a vida inteirinha do seu padroeiro.
Ele entende o chamado para ser um servo de Deus, um sacerdote, um “pai” (padre) à semelhança de Cristo que amou e deu sua vida ao povo pobre, simples e marginalizado. Nunca exita. Tudo aceita, confia e acredita em Deus e na sua Providência, e caminha seguro para missão que lhe é designada.
A vida simples e a simplicidade dos ensinamentos de Jesus Cristo, são o fundamento do seu ministério, único parâmetro e exemplo a seguir. A sua tarefa é continuar a missão de Jesus Cristo, o único e eterno sacerdote.

DOM
É o padre, que através do Evangelho, leva os homens a Deus, pela conversão da fé em Cristo. Por isso, são pessoas que nascem com esse dom e logo cedo ou no momento oportuno, ouvem o chamado de Deus para se consagrarem a servir à comunidade, nos assuntos que se referem a Ele.
Ser padre é ser “pai” de uma comunidade inteira. Como tal, é o homem da Palavra de Deus, da Eucaristia, do perdão e da bênção, exemplo de humildade, penitência e tolerância, o pregador e conversor da fé cristã. Enfim, um comunicador e entusiasta da Igreja, que luta por uma vivência cristã mais perfeita. Dessa Igreja missionária, que não sobreviveria sem o sacerdote, como indicou o próprio Jesus Cristo, seu fundador pela Paixão por nós.

MISSÃO
Sua missão é construir comunidades, entender a alma humana e perdoar os pecados, evangelizar, unir e alimentar a comunidade pela Eucaristia. Entendem, como diz Lucas 21, 15 “Eu vos darei eloqüência e sabedoria, às quais nenhum de vossos adversários poderá resistir nem contradizer” , e são verdadeiras testemunhas da fé, por sua oração, sacrifício e, coragem cristã.

A dignidade do sacerdote
Por ser representante de Cristo nesta terra, grande é a dignidade do sacerdote. Santo Ambrósio faz bela comparação: “vai tanto da dignidade dos reis e imperadores à do sacerdote, quando vai do chumbo ao ouro puríssimo, da terra ao céu. É que o padre é o homem de Deus”.
São João Crisóstomo ficava abismado ante a glória imensa a que é elevado o homem pelo sacerdócio: “Parece que o céu recebe da terra sua principal autoridade: o servo está sentado na terra como juiz, e o Senhor o aguarda, no paraíso, a decisão para a confirmar”.
O Papa Pio XII asseverou que o grande Dom de Deus foi o sacerdócio, porque por ele perenizou a obra da redenção do gênero humano. Explica que a expressão consagrada: O sacerdote é outro Cristo - goza de toda a exatidão porque o padre é assinalado com o caráter indelével que o toma semelhante ao Salvador, o sacerdote representa Cristo, o qual disse : “Como o Pai me enviou, assim também envio a vós” (Jo 20, 21).
A vocação é um dom especial de Deus, ninguém se arroga a esta honra senão quem é chamado por Deus como Aarão.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

AGOSTO - MÊS VOCACIONAL



Hoje inicia-se o mês de agosto, mês das Vocações, mas o que é VOCAÇÃO??? Nós que trabalhamos no SAV-PV de nossa paróquia, nos deparamos com muitas pessoas, sobretudo jovens, nos perguntando o que é vocação. Muitos, infelizmente não sabem ou quando imaginam, pensam logo na vocação para ser padre ou freira, mas não são somente as vocações sacerdotais e religiosas que existem e a vocação primeira a qual Deus nos chamou foi a vocação à VIDA. E para melhor esclarecer este assunto trazemos pra vocês um artigo do site Catequisar que explica direitinho o que é Vocação, vale a pena conferir.

VOCAÇÃO
Falamos muito de vocação. Quando dizemos que alguém tem vocação, afinal o que queremos dizer? A palavra vocação vem do verbo no latim "vocare" (chama?). Assim vocação significa chamado. É, pois, um chamado de Deus. Se há alguém que chama, deve haver outro que escuta e responde.
A vida de todo ser humano é um dom de Deus. "Somos obra de Deus, criados em Cristo Jesus" (Ef 2,10). Existimos, vivemos, pensamos, amamos, nos alegramos, sofremos, nos relacionamos, conquistamos nossa liberdade diante do mundo que nos cerca e diante de nós mesmos.
Não somos uma existência lançada ao absurdo. Somos criaturas de Deus.
Não existe homem que não seja convidado ou chamado por Deus a viver na liberdade, que possa conviver, servir a Deus através do relacionamento fraternal com os outros.
Você é uma vocação. Você é um chamado.
Encontramos na Bíblia muitos chamados feitos por Deus: Abraão, Moisés, os profetas... Em todas as escolhas, encontramos: 
  • Deus chama dlretamente, pela mediação de fatos e acontecimentos, ou pelas pessoas.
  • Deus toma a Iniciativa de chamar.
  • Escolhe livremente e permite total liberdade de resposta.
  • Deus chama em vista de uma missão de serviço ao povo. 
Vocação é o encontro de duas liberdades: 
  • a de Deus que chama 
  • a do Homem que responde 
Podemos fazer uma distinção entre os chamados: vocação à existência, vocação humana, vocação cristã e vocação específica, uma sobrepondo-se à outra. 

Vocação à existência - À vida 
Foi o primeiro momento forte em que Deus manifestou todo o seu amor a cada um de nós. Deus nos amou e nos quis participantes de seu projeto de criação como coordenadores responsáveis por tudo o que existe. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. A vida é a grande vocação. Deus chama para a vida, e Jesus afirma que veio para que todos a tenham em abundância. (Jo 10,10)  

Vocação humana - Ser gente, ser pessoa 
Foi nos dada a condição da "liberdade dos filhos de Deus", inteligência e vontade. Estabelecemos uma comunhão com o Criador e, nessa atitude dialogal, somos pessoas. A pessoa aprende a conviver, a dialogar, enfim, a se relacionar. Todos têm direitos e deveres recíprocos.
Infelizmente, a obra-prima do Criador anda muito desprezada: enquanto uns têm condições e oportunidades, outros vivem na miséria, sem condições básicas para ressaltar a dignidade com que foram constituídos. No mundo da exclusão acontece a "desumanização"'e pode-se perder a condição de pessoa humana.  

Vocação cristã - Vocação de filho, de batizado 
Todo batizado recebeu a graça de fazer parte do povo eleito por Deus, de sua Igreja. Através da vocação cristã, somos chamados à santidade, vocação à perfeição, recebendo a mesma fé pela justiça de Deus. Fomos, portanto, eleitos e chamados pessoalmente por Cristo para ser, como cristãos, testemunhas e seguidores do Mestre Jesus. Chamados â fé pelo batismo, a pessoa humana foi qualificada de outra forma. Assim todos fazem parte do "reino de sacerdotes, profetas e reis". (1 Pd 2,9) 
Toda pessoa batizada tornou-se um seguidor de Cristo, participante de uma comunidade de fé que pode ser chamada para participar da obra de Deus, como membro de sua Igreja, seguindo caminhos diferentes:  

Vocação laical (no matrimônio /no celibato / solteiro - apóstolo) 
Assim todo cristão solteiro ou casado, batizado em Cristo, tornando-se membro da sua Igreja, é convocado a ser apóstolo, anunciador do Reino de Deus, exercendo funções temporais. O leigo vive na secularidade e exerce sua missão insubstituível nos ofícios e trabalhos deste mundo. O Concilio Vaticano II sublinhou que a vocação e a missão do leigo "contribuem para a santificação do mundo, como fermento na massa. (LG31) 

Vocação ao ministério ordenado (diácono, padre e bispo) 
É uma vocação de carisma particular, é graça, mas passa pela mediação da Igreja particular, pois as vocações são destinadas à Igreja. Acontece num acompanhamento sistemático, amadurecendo as motivações reais da opção. O ministro ordenado preside e coordena os serviços da comunidade. Por intermédio dos sacramentos, celebra a presença de Deus no meio do seu povo. O presbítero é enviado a pastorear e animar a comunidade. Ele é o bom pastor que guia, alimenta, defende e conhece as ovelhas. "Isto exige humanidade, caráter íntegro e maduro, virtudes morais sólidas e personalidade madura". (OT 11)

Vocação à vida consagrada (ser irmão religioso ou irmã religiosa / vida ativa ou contemplativa)
O religioso é chamado a testemunhar Cristo de uma maneira radical, vivendo uma consagração total nos votos de pobreza, castidade e obediência. Com a pobreza, vivem mais livres dos bens temporais, tornando-se disponíveis para Deus, para a Igreja e para os irmãos. Com a castidade, vivem o amor sem exclusividade, sendo sinal do mundo futuro que há de vir. Com a obediência, imitam a Cristo obediente e fiel à vontade do Pai.

Textos bíblicos 
Mateus 25,14-30; João 14, 5 - 7 
Leia estes textos com calma, um de cada vez, procurando trazê-los para a sua vida. 

Precisamos distinguir bem vocação de profissão, pois não são exatamente a mesma coisa.
Veja abaixo e observe a distinção entre uma e outra: 

Profissão
1. aptidão ou escolha pessoal para exercer um trabalho
2. preocupação principal: o "ter", o sustento da vida
3. pode ser trocada
4. é exercida em determinadas horas
5. tem remuneração
6. tem aposentadoria
7. quando não é exercida falta o necessário para viver
8. na profissão eu faço



Vocação 
1. chamado de Deus para uma missão, que se origina na pessoa como reação-aspiração do ser
2. preocupação exclusiva: "o ser" , o amor e o serviço 
3. é para sempre 
4. é vivida 24 horas por dia
5. não tem remuneração ou salário
6. não tem aposentadoria
7. vive da providência divina 
8. ha vocação eu vivo
A profissão dignifica a pessoa quando é exercida com amor, espírito de serviço e responsabilidade. A vocação vivida na fidelidade e na alegria confere ao exercício da profissão uma beleza particular, é o caminho de santidade.

Rogamos a Deus para que possamos dizer o nosso SIM ao chamado que Ele nos confiou com alegria, responsabilidade e com ardor missionário.

Abraço fraterno a todos, fiquem com Deus!

Semeadores

Jornada Mundial Da Juventude 2011

Entre os dias 16 a 21 de agosto de 2011, a cidade de Madrid (Espanha) será a capital de um dos eventos mais esperados pela Igreja Católica e, em especial, os jovens: Estou falando da Jornada Mundial da Juventude.
O evento foi criado no ano de 1986 pelo então papa e agora Beato João Paulo II para levar o evangelho aos jovens e que estes, segundo o próprio Beato, levem a palavra de Deus aos seus países de origem e se tornem “Santos de Calça Jeans”.
Durante uma semana, a JMJ é um grande evento da Igreja (um dos maiores eventos mundiais, segundo o Vaticano) feito para os jovens e com os jovens. São realizados em um intervalo entre dois a três anos de diferença e a cidade-sede em cada ano acolhe sempre milhares de pessoas que participam de shows, momentos de adoração, missas, celebrações, entre outros. Em diversos idiomas, essas pessoas (jovens, em especial) participam do evento com um objetivo em comum: buscar a Deus. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Desde a sua primeira edição, a Jornada Mundial da Juventude já passou em cidades da Itália, Argentina, Espanha, Polônia, Estados Unidos, Filipinas, França, Canadá, Alemanha e Austrália.
Nesse ano, Madrid será a cidade da JMJ. Em um evento grandioso, a cidade se transformará em uma arena com mais de 300 palcos, onde o mundo poderá testemunhar a vibrante fé de mais de um milhão de jovens católicos, cerca de 10 mil apenas de brasileiros. E nesse ano, a cidade do Rio de Janeiro lançará a sua candidatura para ser a cidade-sede da próxima jornada, a ser realizada em 2013.
E os números desse grande evento são surpreendentes. Mas surpreso mesmo é quem continua pensando que a Igreja Católica está antiquada e envelhecida e pesquisar sobre o evento no google. A jornada mundial da juventude é a prova que a Igreja está jovem e viva. Como diz o título de uma das músicas da banda Ceremonya: “Igreja é lugar de mulekada”.
E um dos palcos dos shows é o “Madrid-Rio”, aonde teremos o Brasil representado por diversos músicos de diversos estilos, mas todos dentro do segmento Religioso: Dunga, Rosa de Saron, Irmã Kelly Patrícia, Beatrix, AUB (Anjos da Última Batalha), entre outros. E muitas surpresas esperam os jovens na JMJ 2011. É esperar pra ver o que Deus reserva aos presentes e a todos que acompanharem esse evento pela internet e pelas redes sociais.