A Pastoral Vocacional teve início na Paróquia Nossa Senhora da Glória no ano de 2006. Ao longo deste tempo, trabalha buscando o seguimento do DESPERTAR, DISCERNIR, CULTIVAR e ACOMPANHAR toda a vocação humana. Não obrigamos ninguém a nada, porque não somos donos de nenhuma vocação. "Deus chama livremente quem, como e quando Ele quer." Que possamos através deste blog ajudar vc a descobrir e a discernir a sua vocação, seja ela matrimonial, religiosa, sacerdotal ou leiga.


terça-feira, 18 de maio de 2010

Pentecostes - Festa do Povo de Deus


A Arquidiocese de Aparecida promove no dia 23 de maio de 2010 a "Festa do Povo de Deus", evento que está sendo organizado pelas pastorais, movimentos e paróquias da arquidiocese. O local escolhido foi a quadra do Itaguará Country Clube, em Guaratinguetá.

Na programação, prevista para começar às 14h, haverá uma palestra sobre "O Espírito Santo fonte de unidade na diversidade dos carismas na Igreja Local", que será proferida pelo Padre Marcial Maçaneiro, da Diocese de Taubaté.

A data do evento foi escolhida por se tratar da Festa de Pentecostes. Para o encerramento está prevista uma Celebração Eucarística. Todos os paroquianos estão convidados a participar .  

Fonte de Pesquisa: http://www.arquidioceseaparecida.org.br/

VOCÊ, QUE É DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, NOS REUNIREMOS NO PÁTIO DA IGREJA ÀS 13:00H, PARA SAIRMOS TODOS JUNTOS EM CAMINHADA ATÉ O ITAGUARÁ ONDE ACONTECERÁ A GRANDIOSA FESTA EM HONRA A PENTECOSTES.
PARTICIPEM!!!

Pentecostes


Pentecostes, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja.

O que é Pentecostes?

Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia". No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.

Quem é o Espírito Santo?

O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).

Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

Qual é sua missão?

 Introduzir-nos na comunhão do Filho com o Pai, santificando-nos e fazendo-nos filhos com Jesus.
Fortalecer-nos para a missão de testemunhar e anunciar Jesus ao mundo. Para isso recebemos a plenitude de seus dons bem como a capacidade de proclamar a todos a quem somos enviados o Evangelho de Jesus. O Espírito Santo é o AMOR do Pai e do Filho derramado em nossos corações.O amor é fogo que arde, é chama que aquece e é força que aproxima e une. O milagre das línguas é este: tomados pelo amor de Deus os homens passam a viver uma profunda comunhão e entre eles se estabelece a concórdia e a paz destruída pelo orgulho de Babel, raiz da discórdia e da confusão das línguas.

Guiar a Igreja nos caminhos da história para que ela permaneça fiel ao Senhor e encontre sempre de novo os meios de anunciar eficazmente o Evangelho. E isto o Espírito Santo o faz assistindo os pastores, derramando seus carismas sobre todo o Povo e a todos sustentando na missão de testemunhar o Evangelho. É pelo Espírito Santo que Jesus continua presente e atuante na sua Igreja.

Quem O recebe?

Todos os que são batizados e crismados.

Quem dele vive?

Somente aqueles que procuram guardar a Palavra do Senhor no esforço de conversão, na oração e no empenho em testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus.

Quem crê no Espírito Santo e procura viver Dele, é feliz. Amém.

Dom Eduardo Benes
Bispo diocesano de Lorena/SP


Fonte de Pesquisa: www.catequisar.com.br

ENCONTRO DA PV COM A PERSEVERANÇA

Domingo, 16/05/10, a Pastoral Vocacional promoveu um encontro com as crianças e jovens da Perseverança. Foi um momento muito gratificante e agradecemos a Lourdes e Shirley, Semeadoras, e também a Eliane por terem cedido este tempo para nós, onde falamos um pouco sobre Vocação, Dom de Deus, o que é a Pastoral Vocacional e o qual o seu serviço na paróquia e na comunidade. O Diác. Renan apresentou uma dinâmica, onde pudemos pensar um pouco na nossa vida, na nossa vocação e em tudo o que podemos e devemos partilhar com o nosso irmão.

Confira algumas fotos do nosso encontro!!!

Diác. Renan apresentando a dinâmica dos papéis coloridos.

Vida alegre!

Vida triste!

Seminarista Reginaldo marcando presença! =)

Somos convidados a partilhar nossa vida!

A beleza da vida se transforma em flor!

Pose para foto!

Partilhando a vida!

Homenagem para tia Lourdes pelo seu aniversário!

Tia Lourdes ganhando presente!

Lindo o presente!

Oração final!

Quer ver mais fotos???